domingo, 21 de junho de 2009

Civilizações Pré-Colombianas - Comparações entre Incas e Astecas

As comparações entre incas e astecas podem ser elaboradas tomando-se por base diferentes esferas do pensamento histórico, isto é, a história econômica, a política, a religiosa, etc.
Seguem abaixo alguns elementos para sua consideração:

Política:

Incas: maior centralização política quando da chegada dos europeus. O Império Inca (Tawantinsuyu) era dividido, administrativamente falando, em quatro regiões (ou suyus), cada um controlado por um parente direto do Inca e devendo obrigações apenas para eles.

Astecas: não era um império, e sim uma confederação de cidades-Estado. Com isso, havia mútuas obrigações entre as cidades-Estado, mas todas deviam impostos e respeito à principal delas, Tenochtitlán, a cidade dos mexicas, cidade-Estado que impôs seu poder sobre todas as outras. Quando os espanhóis chegaram à região, incentivaram discórdias entre as cidades-Estado para facilitar sua conquista.


Religião:


Há muitas semelhanças entre a religião asteca e a incaica. Ambas as sociedades eram politeístas e adoravam o sol como divindade principal. Além disso, em ambas havia um herói civilizador (homem), responsável pela criação da língua, da maioria dos costumes, das leis. Estes homens teriam sido, então, alçados à condição de deuses.
Uma diferença é essencial: os incas também adoravam deuses locais, relacionados a lugares, pedras, árvores, caminhos, etc. Estas divindades, chamadas wacas, somente tinham podem quando o fiel solicitava seus “serviços” naquele local.

Incas: Inti (divindade principal - sol) / Viracocha (herói civilizador alçado à condição de divindade).


Astecas: Huitzilopochtli (divindade principal – sol) / Quetzalcoatl (herói civilizador alçado à condição de divindade).

Economia:

A economia incaica e asteca estava voltada à agricultura; aliás, muito eficiente. Para alguns autores, as técnicas agrícolas de incas e astecas teriam sido superiores às técnicas dos europeus à época da conquista.
O principal produto agrícola era o milho. Contudo, também é possível apontar algumas diferenças entre astecas e incas:

Incas: Sofisticadas técnicas agrícolas, como a plantação em ilhas flutuantes nos lagos andinos (Tramas de junco flutuantes eram recobertas de terra fértil. Assim, as raízes das plantas tinham acesso direto à água do lago. É um embrião da cultura hidropônica). Sua agricultura conseguiu sustentar aproximadamente 20 milhões de habitantes (em todo o império). Também recortavam encostas das montanhas e criavam terraços irrigados e adubados. Contudo, o comércio incaico entre as regiões do império não era tão desenvolvido como ocorria entre os astecas.


Astecas: Também possuíam técnicas agrícolas avançadas, mas não tão evoluídas quanto a dos incas. Contudo, eles foram capazes de produzir o bastante para sustentar uma população de aproximadamente 25 milhões de habitantes (em toda a confederação). O comércio era mais desenvolvido do que o comércio incaico, e o mercado de Tenochtitlán chegava a receber até 60 mil pessoas por dia.



Texto produzido pelo Profº Dr. Marcos Alves de Souza


Equipe In Extenso

17 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar a Equipe In Extenso pelo trabalho realizado neste blog, pela iniciativa de querer mostrar mais para as pessoas sobre a nossa história

    ResponderExcluir
  2. issi tudo é uma porcaria não entendi nada!

    ResponderExcluir
  3. o 2º anônimo tem que primeiro aprender a escrever para depois opinar em um conteudo tão rico como o acima

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelas informações .. Foram bastande uteis para a minha pesquisa na apostila de geografia .. ;)

    ResponderExcluir
  5. tambem nao entendi nada

    ResponderExcluir
  6. vcs sao uns tremendos idiotas precisamos de respostas ,inteligentes, conclusivas e pequenas assim nao da

    ResponderExcluir
  7. Essa economia dos incas e astecas estão todos errados: o povo astecas que criou as ilhas flutuantes,não os incas.Os incas moravam em montanhas.Isso é uma besteira que estão colocando,viu!

    ResponderExcluir
  8. me ajudou muito na tarefa d historia

    ResponderExcluir
  9. ñ acredito nessa buceta

    ResponderExcluir
  10. isso e uma pouca vergonha

    ResponderExcluir
  11. SEGUNDO A LEI DE NUMERO 9.503/97 NAO E ACEITO QUALQUER TIPO DE PALAVROES OFENCISO

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo ao nosso espaço para comentários.
Sua opinião é muito importante para nós.